Edge Computing

Edge Computing, você sabe o que é?

O aumento da demanda de dados cresce em todo mundo e estima-se que, em 2020, 50 milhões de aparelhos como celulares, sensores, drones e qualquer dispositivo da Internet das Coisas (IoT) estejam conectados.

A maioria desses dispositivos estão conectados à nuvem, ou Cloud Computing, e são processados e conectados a todo instante. Mas tanta demanda de informação pode ser prejudicada em algum momento, e qual será a solução?

A Edge Computing descreve uma tipologia de computação em que o processamento da informação, a coleta e a distribuição de conteúdos estarão próximas das fontes de informação. Os desafios de conectividade e latência, constrangimentos de largura de banda e funcionalidades de maior dimensão estão inseridas nas extremidades dos modelos distribuídos.

As empresas devem começar a usar normas de design para suportar a computação nos extremos das redes, nos seus modelos para a arquitetura de infraestrutura, especialmente aquelas com uma quantidade significativa de elementos de IoT.

Apesar de muitos olharem para a Cloud e a Edge Computing como abordagens concorrentes, elas são complementares. A Cloud envolve um estilo de computação em que as capacidades tecnológicas escaláveis e elásticas são disponibilizadas como serviços e que não obriga necessariamente a um modelo centralizado.

“Quando utilizados como conceitos complementares, a cloud pode ser o tipo de computação utilizado para criar um modelo orientado para o serviço e uma estrutura de coordenação e controle centralizadas, com a Edge sendo utilizada em um modo de entrega para execução de processos distribuídos e desconectados, em determinados aspectos, do serviço cloud”, assinala Cearley.

A iMind Sistemas em parceria com a Offecefinity, oferece soluções em cloud computing focas em:

  • Escritório Digital
  • Software de Gestão
  • Gestão de Clientes

Seja mais eficiente na gestão do seu negócio, escolha uma de nossas soluções.

 

Fontes: CIO, Viga e iMind Sistema conteúdo.

#consultoriaprotheus #iminddesing #cloudcomputing